Homem de negócios preocupado com perda de vendas, segurando documento e analisando gráficos financeiros no escritório.

Perda de Vendas: 5 erros que comprometem seus resultados

Se deparar com um cenário onde você enfrenta a perda de vendas constante nunca é um bom sinal.

Muitos profissionais de vendas ainda acham que uma boa venda é questão de “sorte” ou insistência. Porém, sabemos que o que define o sucesso está na forma como o profissional conduz cada etapa do processo.

Dessa forma, é nesse processo que a maioria costuma cometer erros que comprometem seus resultados, ocasionando em negociações estagnadas, clientes perdidos, metas não atingidas e o argumento “não consigo vender nada”.

Nesse artigo, você irá conhecer 5 erros mais comuns que são motivos de perda de vendas e como corrigi-los para fechar negócios e gerar resultados.

1. Falar mais do que ouvir

Em primeiro lugar, o profissional de vendas tem um papel de escuta fundamental para compreender o que o cliente deseja.

Nesse sentido, muitos preferem despejar informações em cima do cliente sobre benefícios e características do produto sem antes ouvir o que o cliente quer de fato.

No final, o cliente acaba frustrado, sai da negociação sem o produto que queria e o vendedor se pergunta onde errou.

Nesse caso, o ideal é que o vendedor pratique escuta ativa e faça perguntas abertas para o cliente. Tudo isso para que ele possa expor as suas dores antes do profissional apresentar a solução.

Assim, será possível apresentar o produto que mais atende às suas necessidades e evitar frustrações.

2. Vender produto em vez de vender valor

Da mesma forma, o vendedor que prefere focar nas características técnicas ao invés dos benefícios também pode se frustrar.

Quando o cliente procura uma mercadoria, ele deseja algo que tenha impacto real na sua vida, e características técnicas não fornecem essa visão.

Que tal substituir o argumento de “o produto tem 5 funções” para “o produto tem 5 funções que economizam o seu tempo”?

Nesse sentido, os benefícios são uma peça fundamental nas negociações, visto que o cliente sentirá que perdeu algo caso não compre o produto.

Sempre mostre benefícios práticos, como economia de tempo, redução de custos ou aumento da produtividade em suas tratativas para garantir maior sucesso.

3. Ignorar o relacionamento

Contudo, vendedores inexperientes também têm dificuldades em enfrentar objeções, o que leva muitas vezes a mudarem de assunto pelo medo da rejeição e, no final, perderem a venda.

Logo, objeções como “está caro” ou “não tenho dinheiro” deixam o profissional inseguro, podendo até desestabilizá-lo no meio da negociação.

Para aumentar as chances de venda, é necessário que o vendedor encare essas objeções como oportunidades para sanar dúvidas. Esse é o momento para responder com confiança e mostrar por que vale o investimento.

4. Fugir das objeções

Contudo, vendedores inexperientes também têm dificuldades em enfrentar objeções, o que leva muitas vezes a mudarem de assunto pelo medo da rejeição e, no final, perderem a venda.

Logo, objeções como “está caro” ou “não tenho dinheiro” deixam o profissional inseguro, podendo até desestabilizá-lo no meio da negociação.

Para aumentar as chances de venda, é necessário que o vendedor encare essas objeções como oportunidades para sanar dúvidas. Esse é o momento para responder com confiança e mostrar por que vale o investimento.

5. Confiar apenas no improviso

E por último, alguns vendedores acreditam que a experiência e o carisma bastam para uma venda ser concretizada, mas não é bem assim.

Confiar somente no improviso pode colocar o profissional em cenários difíceis e complicados, com objeções quase impossíveis de reverter.

Se preparar para cada negociação, estudar o cliente e adotar uma metodologia consistente com técnicas de fechamento estruturadas é a melhor maneira para não ser surpreendido negativamente no meio de uma negociação.

Vendedores que se preparam estão sempre um passo à frente.

A perda de vendas não é uma opção

Por fim, evitar esses tipos de erros já te coloca na frente de muitos vendedores do mercado. A pergunta “como não perder vendas” deve ser feita periodicamente para si, e manter-se atualizado sobre novas práticas e métodos é fundamental para continuar colhendo resultados.

Mas se o seu objetivo é deixar de apenas vender para começar a influenciar de verdade, você precisa dar o próximo passo.

No curso de Vendas da Menths, ministrado por Victor Brand, você vai aprender:

  • Os fundamentos que todo vendedor precisa dominar, mesmo os mais experientes;
  • Como criar conexão genuína com qualquer cliente usando rapport profissional;
  • Táticas de fechamento que funcionam sem pressão ou improviso;
  • A habilidade mais valorizada no mercado atual: inteligência emocional;
  • Como contornar objeções com confiança, sem soar forçado ou defensivo;
  • E o que os melhores negociadores fazem (e você ainda não está fazendo).

Transforme sua maneira de vender com a Menths. Matricule-se agora no Curso de Vendas e aprenda a vender com consistência e orgulho do processo.

Curso de Liderança voltado para empresários e vendedores que enfrentam perda de vendas, com estratégias para aumentar o desempenho e evitar prejuízos financeiros.

Compartilhe esse artigo:

Artigos relacionados

Se inscreva para receber todas
as novidades da Menths.